Seguidores

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Entrevista a Henrique Gonçalves, Presidente 2010/11do Rotaract Club da Póvoa de Varzim

“Somos uma base de apoio da sociedade local”
Companheiro Henrique Gonçalves no dia da Posse
Com cerca de duas décadas de existência, o Rotaract Club Póvoa de Varzim é, actualmente, um dos mais activos a nível nacional, mantendo bem presente o lema rotário de 2010/11: “Fortalecer Comunidades. Unir Continentes”
Póvoa de Varzim
Há quantos anos existe o Rotaract Club Póvoa de Varzim?
A origem do Rotaract Club na Póvoa de Varzim data do início dos anos 90, apesar de não existirem quaisquer registos escritos da sua criação. Infelizmente o Rotaract veio a «desaparecer», tendo sido reactivado no ano de 2003/2004, sob a presidência de Vasco Duarte, sendo, actualmente, um dos mais activos a nível nacional.
Quantos membros têm?
Actualmente, são 15 elementos, sendo que 12 dos rotaractistas são activos e 3 são membros convidados, isto é, colaboradores que estão em processo de admissão. E a direcção é composta por 6 elementos. No entanto, estes 15 elementos são assíduos às nossas reuniões e participam activamente nas nossas actividades.
Para 2010/2011 pretendemos continuar a assimilar novos membros, para garantir um crescimento sustentável do nosso corpo social. Qualquer jovem, entre os 18 e 30 anos, é bem-vindo para assistir às nossas reuniões semanais, que se realizam às quartas-feiras, pelas 21h30, no Hotel Axis Vermar.
Quais as principais actividades desenvolvidas pelo Rotaract Club Póvoa de Varzim?
O principal objectivo do Rotaract é ser uma base de apoio à sociedade, a nível local, e tentar exercer as suas actividades em torno de três áreas principais: educação, saúde e acção social. A actividade mais vocacionada para a educação é o ‘Espaço Estudando’, que consiste no acompanhamento escolar, ao longo do ano lectivo, de crianças que nos são indicadas pela Comissão de Protecção de Jovens e Crianças (CPCJ). Ao nível da solidariedade temos duas actividades anuais: a ‘Feira da Solidariedade’ e a ‘Festa dos Idosos’, cujo objectivo é proporcionar um dia diferente à população sénior, sendo sempre organizada numa freguesia da Póvoa [este ano terá lugar em Rates]. O ‘Verão e Prevenção’ é uma actividade que decorre com o intuito de sensibilizar os veraneantes para a sua saúde, assim como a ‘Campanha de sensibilização pública’, que se baseia no mesmo princípio e é dedica à população em geral, colocando ao dispor da população um conjunto de técnicos da área da saúde, desde enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, e outras actividades, como recolha de medula óssea, teste do HIV…
Estas são as actividades com maior visibilidade perante a comunidade. No entanto, existem outras que servem para reforçar laços de companheirismo entre os membros, como o recente passeio de lancha poveira, a visita, que recebemos, dos companheiros do Clube de Novi Sad (Sérvia), o Magusto e actividades conjuntas com o Rotary.
Qual o balanço das actividades organizadas neste ano?
É extremamente positivo e é muito gratificante perceber que o trabalho e dedicação de toda uma equipa foram bem sucedidos, factos que partilhamos com todas as entidades que colaboram connosco ao longo do ano. Uma das funções do Rotaract é ser um viveiro para o Rotary, mas tentamos, também, ser um espaço de afirmação dos jovens poveiros na sociedade. Penso que, este ano, esse objectivo foi novamente atingido. Temos, inclusive, alguns casos de sucesso, como a deputada Carla Barros, ex-rotaractista.
Sendo o presidente do Rotaract Club Póvoa de Varzim para 2010/2011, quais as são as suas tarefas e planos?
No passado dia 6 de Junho, a companheira Liliana Pontes terminou o seu mandato e passou-me a responsabilidade de liderar esta equipa altamente motivada. As minhas tarefas passam pela realização das actividades, que já estão implementadas anualmente, com um grande acréscimo de responsabilidade, uma vez que fomos convidados a realizar, nos dias 26, 27 e 28 de Novembro, o ‘Encontro Nacional do Rotaract’. Para este evento esperamos a presença de, pelo menos, 100 rotaractistas. As expectativas são elevadas, uma vez que teremos a oportunidade de mostrar o que de melhor existe na Póvoa de Varzim. Pretendo, também, aumentar o nosso quadro social, com pessoas que sejam uma mais-valia para o clube, assim como reforçar os laços de companheirismo, como é habitual em Rotaract. Tudo isto tendo sempre presente o lema rotário para este ano: “Fortalecer Comunidades. Unir Continentes”.
Do Póvoa Semanário de 20 de Agosto de 2010

Sem comentários: