Seguidores

sábado, 21 de agosto de 2010

Aproximando as Culturas Lusófonas II

Eventos e valorização da Língua Portuguesa no Ceará, com a “Casa da Lusofonia” em Fortaleza
A Casa da Lusofonia passa a ser uma realidade em Fortaleza, na Praia de Iracema, onde a Câmara Municipal expropriou o prédio onde funcionava o “La Tattoria” e o espaço vai ser reformado de imediato, passando a abrigar a Casa da Lusofonia e o Centro de Informações Turísticas de Fortaleza.
Será um espaço cultural de realização de eventos e mostras, que tenham a ver com a valorização do mundo cultural luso-brasileiro e da valorização da Língua Portuguesa. Ao lado irá funcionar o Instituto Cultural Iracema. Toda a região está a ser modernizada e serão abertas ligações ao Centro Cultural Dragão do Mar. Serão 22 intervenções em todo o bairro, todas atendendo ao padrão de acessibilidade, que atraiam visitantes de Fortaleza e de turistas.
A Casa da Lusofonia deverá manter ligações com parceiros em todo mundo lusófono, visando a criação progressiva de uma rede de estruturas do mesmo tipo e a consequente configuração de um circuito permanente de intercâmbio nesse espaço geocultural.
Casas de Lusofonia no Brasil

Além da Casa da Lusofonia em Portugal, a instituição existe na cidade mineira de Itabira, através do Instituto Cultural Lusófono com extensa programação e muitos projectos. Mais do que uma «Casa Portuguesa, com certeza», tem o objectivo de ser uma casa para a lusofonia e agregar as manifestações culturais locais com todo o universo lusófono. Na Baía o Conselho Académico da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) oficializou a criação da sua Casa da Lusofonia, cuja comissão instaladora fica presidida pelo poeta Damário da Cruz. Estão previstas instalações em Macaíba – RN, Fortaleza – CE, Ouro Preto – MG, Guiné-Bissau e na ilha de São Vicente – Cabo Verde.
Texto daqui

Sem comentários: