Seguidores

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A Juventude e o Voluntariado

Associações de jovens crescem 50% em cinco anos
Para o sociólogo Fernando Ferreira: "Hoje o voluntariado é uma forma de colmatar o desemprego por algum tempo, mas não deve ser encarada como uma solução."
Para este especialista da Universidade da Beira Interior, a palavra-chave no voluntariado é a "dádiva", mas reconhece que hoje há uma certa instrumentalização da actividade: "Pode ser vista como uma forma de ganhar experiência, de ganhar currículo." Porém, não deixa de ser "uma oportunidade de realização pessoal e profissional e de aprendizagem do altruísmo e dos valores", acrescenta.
Para a Federação Nacional das Associações Juvenis o aumento do número destas associações prende-se com uma maior vontade para participar. "Os jovens estão mais atentos ao mundo e também há mais oportunidades e plataformas de diálogo", afirma Júlio Oliveira, director da FNAJ. "Tem-se desenvolvido uma política sustentada de apoio ao movimento associativo através de programas próprios", promovidos pelo Estado em parceria com entidades como o IPJ, que reserva 1/3 do seu orçamento para o financiamento destas associações.
Notícia completa e foto daqui

Sem comentários: