Seguidores

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Um fruto dos “Centros Rotary pela Paz”

Protegendo as pessoas mais vulneráveis do mundo
Francis Kabosha acredita que ter nascido na nação africana da Zâmbia fez com que sempre tivesse um desejo de ajudar refugiados.
“A Zâmbia é um país pobre, assim como muitos outros países do terceiro mundo, mas bastante pacífico e com um histórico de protecção a vítimas de conflitos", esclarece.
Bolseiro Rotary pela Paz em 2008-10, Kabosha começou recentemente a servir como oficial, na secção de retornos, reintegração e recuperação da Missão da ONU no Sudão, dando apoio a refugiados e deslocados internos. Anteriormente, foi oficial do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na Zâmbia.
“Eu sou um recurso no que diz respeito a questões de protecção de refugiados e já conduzi diversos workshops para oficiais do Governo, ONGs e funcionários do ACNUR", afirma Kabosha. "Realizei treinos sobre Direitos Humanos, gestão de crises e outras áreas de trabalho humanitário".
Ele é o primeiro a completar os dois programas oferecidos pelos Centros Rotary pela Paz: o de Mestrado e o de Certificado de Aperfeiçoamento Profissional. Depois de conseguir o seu diploma pela Chulalongkorn University em Banguecoque, na Tailândia, em 2007, trabalhou para o ACNUR com representantes de organizações governamentais e não-governamentais, para repatriar refugiados que moravam no acampamento Mwange, ao longo da fronteira da Zâmbia com a República Democrática do Congo. Foi responsável pela administração de questões relacionadas com os refugiados no acampamento e também pela consolidação de acordos, estatutos e protocolos de protecção a refugiados. Além disso, treinou líderes refugiados para promoverem e manterem a paz nas suas comunidades.
Kabosha conta que a sua experiência com o ACNUR e o Programa de Certificados "aumentou o seu desejo de obter mais treino na área de administração e resolução de conflitos", levando-o a estudar como Bolseiro Rotary pela Paz na University of Bradford, na Inglaterra, patrocinado pelo Rotary Club de Nkwazi, da Zâmbia. Durante o estágio, trabalhou em esforços de promoção de paz na Serra Leoa, juntamente com a West African Youth Network e os seus parceiros.
O seu desejo de ajudar os mais necessitados levou-o a trabalhar em prol da protecção das pessoas mais vulneráveis do mundo: os refugiados.
Foto cedida por Francis Kabosha

Sem comentários: