Seguidores

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Entidades rotárias (a pirâmide)

Rotary International;
Rotary Foundation;
Rotary Club ou grupo de clubes;
Distrito rotário ou grupo de Distritos (inclusive actividade multidistrital ou grupo administrativo multidistrital);
Grupo Rotários em Acção;
Grupo de Companheirismo do Rotary;
Comissão da Organização Anfitriã e
Unidades Territoriais Administrativas do Rotary International.
Rotary. Nome que diz respeito, tanto à organização de Rotary International que engloba os clubes e os rotários, como aos seus ideais e princípios.
Rotary International. Associação dos diversos Rotary Clubs no mundo.
Conselho Director do RI. Órgão dirigente do Rotary International, constituído conforme normas do Regimento Interno do RI.
Rotary Foundation. Corporação sem fins lucrativos, que recebe contribuições e distribui fundos para apoiar programas humanitários e educacionais a serem implementados por Rotary Clubs e Distritos. A missão da Rotary Foundation é capacitar os rotários para que possam promover a boa vontade, paz e compreensão mundial, através de apoio a iniciativas de melhoria da saúde, da educação e do combate à pobreza.
Rotary Club. Conjunto de sócios inscritos em RI e que paga as suas quotas per capita ao RI, reúne-se semanalmente, requer que os seus sócios assinem uma publicação rotária, implementem projectos de prestação de serviços, recebam as Visitas Oficiais do Governador, Governador Assistente ou Administrador do RI, e mantenham seguro geral de protecção contra terceiros.
Interact Clubs. Clubes patrocinados por Rotary Clubs para jovens dedicados à prestação de serviços e à compreensão internacional. O quadro social é composto de estudantes entre 14 e 18 anos.
Rotaract Club. Clubes patrocinados por Rotary Clubs, constituído por jovens de 18 a 30 anos, com o propósito de fortalecer o potencial de liderança e a dedicação destes à prestação de serviços.
Núcleos Rotary de Desenvolvimento Comunitário (NRDCs). Grupos patrocinados por Rotary Clubs, compostos por adultos não-rotários dedicados a servir a sua comunidade e a melhorá-la.
Distrito. Clubes localizados na mesma área geográfica agrupados para fins administrativos do RI.
Grupos administrativos multidistritais. Estabelecidos pelo Conselho Director do RI quando dois ou mais Distritos pretendem prestar serviços administrativos conjuntos aos seus clubes.
Governador de Distrito. Administrador do RI no Distrito. Actua sob o controlo e a supervisão do Conselho Director do RI e orienta os clubes de modo a assegurar a continuidade administrativa.
Rede Global de Grupos de Rotários. Grupos internacionais integrados por rotários com interesses em comum. Inclui os Grupos de Companheirismo do Rotary (mesmos interesses recreativos ou profissionais) e os Grupos Rotários em Acção (mesmos interesses de actividades de prestação de serviços). Fomentam companheirismo, amizades e prestação de serviços internacionais, e estão abertos ao ingresso de rotários, cônjuges de rotários e rotaractistas.
Comissão ad hoc do RI. Comissão estabelecida pelo Conselho Director do RI especificamente para a realização de determinadas tarefas. A sua existência perdura até à conclusão de tais tarefas.
Comissão do Conselho Director do RI. Comissão, integrada por alguns membros do Conselho Director, estabelecida pelo Presidente do RI para discutir um tópico específico e apresentar recomendações aos restantes membros do Conselho.
Comissão especial do RI. Comissão estabelecida pelo Conselho Director do RI, com existência limitada ao fim do ano rotário em que foi formada.
Comissão interpaíses. Comissão de rotários, Rotary Clubs ou Distritos, organizada por Governadores interessados, ou com a sua aprovação, a fim de incentivar contactos entre clubes e rotários de dois ou mais países. O propósito é desenvolver compreensão e companheirismo entre povos de diferentes nações.
Países e áreas geográficas rotários. Todas as localidades com Rotary Clubs. Para evitar envolvimento em disputas políticas, o RI não usa os termos possessão ou território.
Do Glossário do Manual de Procedimento

Sem comentários: