Seguidores

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Voluntariado nas autarquias

1.300 Jovens em acções de voluntariado, em Cascais
O primeiro programa a ir para o terreno foi o Maré Viva, há mais de dez anos, juntando-se depois o Natura Observa, vocacionado para o ambiente e que entrou este ano na quarta edição. A novidade deste Verão é o Cultura Social, no qual os jovens aprofundam as competências de cidadania, de relação com os outros, conhecem novas realidades sociais, além de apoiarem as instituições do concelho. Pelos vários programas de voluntariado passaram ao longo dos anos milhares de jovens. Este ano, estão em acção cerca de 1300.
"É uma experiência muito marcante na vida destes jovens. Muitos reconhecem que entram de uma forma e saem diferentes", explicou ao DN Maria João Silva, chefe da Divisão de Juventude e Conhecimento da Câmara Municipal de Cascais. Se alguns vêm a reboque dos pais ou motivados pelo dinheiro, acabam por ganhar experiência, adquirir novas competências, como o trabalho em equipa ou a liderança, e prestar uma serviço à sua comunidade. A maioria sublinha também como positivo a criação de novas amizades e a ocupação dos tempos livres de forma saudável e divertida.
Para todos os programas há formação. Por exemplo, no Maré Viva, os jovens aprendem socorrismo, conhecem a legislação que regula as actividades da praia, e os responsáveis têm ainda formação na área de liderança.
Texto daqui e imagem daqui

Sem comentários: