Seguidores

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Conceitos, sem preconceitos… estes economistas!

“Classe média”: pessoa que ganha entre 2 e 20 dólares por dia.
Cerca de 800 milhões de asiáticos, sobretudo chineses e indianos, deverão aceder à classe média nos próximos 20 anos caso continue ao mesmo ritmo o desenvolvimento económico do continente, de acordo com um estudo do Banco Asiático do Desenvolvimento.
A transição da pobreza para a classe média "poderá apresentar muitos desafios mas também trará novas oportunidades sem precedentes na região e no mundo", estima a instituição.
O relatório, que analisa todos os países da região à excepção do Japão e da Coreia, define um membro da classe média como uma pessoa que tenha entre 2 e 20 dólares por dia.
Artigo completo aqui
“Classe média” na Wikipédia: A classe média é uma classe social presente no capitalismo moderno, que se convencionou tratar como possuidora de um poder aquisitivo e de um padrão de vida e de consumo razoáveis, de forma a não suprir apenas as suas necessidades de sobrevivência, como também a permitir-se formas variadas de lazer e cultura, embora sem chegar aos padrões de consumo eventualmente considerados exagerados das classes superiores. A classe média surgiu como uma consequência da consolidação do capitalismo e não antes dele, devido aos factores de segmentação social em camadas, resultantes do desenvolvimento económico; é um fenómeno típico da industrialização.
Imagem daqui

Sem comentários: