Seguidores

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Efeméride do dia 16 de Agosto

1888 – Morte de John Styth Pemberton (inventor da Coca-Cola)
John Stith Pemberton nascido a 8 de Janeiro de 1831 era um farmacêutico de Atlanta, Géorgia, nos EUA, conhecido por ter inventado a receita da Coca-Cola.
Em 1885, John Stith Pemberton concebeu uma bebida à base de vinho francês e de coca peruana o “French Wine Coca. Mas em 1886 a cidade de Atlanta impôs a proibição que exige a interdição do produto. Pemberton vai então procurar substituir o vinho da sua mistura.
A 8 de Maio de 1886, descobre um novo xarope sem álcool, que, segundo a lenda, teria sido misturada por feliz acaso com água gasosa, e começa a vendê-lo como «fonte de soda» da Farmácia Jacob. Os primeiros consumidores são imediatamente conquistados por aquela nova bebida. Franck Robinson, contabilista da farmácia, inventa o nome de Coca-Cola e desenha o primeiro grafismo depois da ideia de Pemberton do duplo C.
Desde 1887 que a proibição foi anulada e Pemberton decide retomar a produção do seu “French Wine Coca” deixando ao filho a da Coca-Cola.
O farmacêutico morre a 16 de Agosto de 1888, depois de ter vendido entre 1887 e Março de 1888 a totalidade dos direitos sobre a marca “Coca-Cola” aos seus antigos sócios contra um royalty de 5 centavos por galão, assim como as suas farmácias.
Retrato daqui – Cartaz daqui

2 comentários:

Andy disse...

pensei que este post tivesse desaparecido, ontem pareceu-me lá mais para cima.

muito interessante!

Contra.facção disse...

às vezes aparecem efemérides com antecedência, enquanto as agendo. Sei lá!
Obrigado pelas visitas.