Seguidores

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Juventude: definições e conceitos

É o estado etário de quem é jovem, englobando toda a adolescência; faixa etária dos 12 aos 25 a 30 anos.
Jovem é entendido como sendo forma imatura de um ser vivo, sendo o período antes da maturidade sexual. Para o ser humano esta designação refere ao período entre a infância e a maturidade, podendo ser aplicada a ambos os sexos e podendo haver variações no período de idade que ocorre de acordo com cada cultura.
Este grupo de pessoas não tem sido contemplado com a atenção necessária pelos sectores sociais. Menos ainda o jovem do campo, que enfrenta enormes barreiras, principalmente no acesso a educação formal e informações em geral.

Idade
É entendido como pessoa jovem, quem tem idade entre 15 e 24 anos. Também se entende como jovem, aquele que tem idade compreendida entre os 25 e 35 anos.
Assembleia-Geral das Nações Unidas: “Juventude… são aquelas pessoas que estão entre os 15 e 24 anos idades, inclusive.”
Banco Mundial: “Período na vida de uma pessoa entre a infância e a maioridade. O termo “juventude” geralmente refere-se àqueles que estão entre os 15 a 24 anos.”
Governo de Tasmânia: “Pessoas entre os 20 e de 25 anos de idade.”
A Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Esta fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto.
Os termos "adolescência" e "juventude" são por vezes usados como sinónimos, por vezes como duas fases distintas mas que se sobrepõem: para Steinberg a adolescência estende-se aproximadamente do 11 aos 21 anos de vida, enquanto a ONU define juventude (ing. youth) como a fase entre 15 e 24 anos de idade - deixando aberta a possibilidade de diferentes nações definirem o termo de outra maneira; a Organização Mundial da Saúde define adolescente como o indivíduo que se encontra entre os 10 e 20 anos de idade, embora no Brasil, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabeleça ainda outra faixa etária - dos 11 aos 18 anos. Além disso Oerter e Montada descrevem uma "idade adulta inicial", que vai dos 18 aos 29 anos e que se sobrepõem às definições de "juventude" apresentadas.
Definições e Conceitos da Wikipédia

Foto daqui

Sem comentários: