Seguidores

sábado, 14 de agosto de 2010

A pobreza tem solução? Mais um(a) a dizê-lo

Esther Duflo: Experiências sociais para combater a pobreza
A redução da pobreza tem mais a ver com conjecturas do que com a ciência e a falta de dados sobre o impacto das ajudas externas e levanta questões sobre como lá chegar. A francesa Esther Duflo, professora no MIT, ganhou o prémio John Bates Clark de 2010. Este último é tradicionalmente concedido a economistas americanos com menos de 40 anos que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento do pensamento económico.
Talvez o ponto mais importante envolvendo Esther seja a importância da influência do seu trabalho e da sua postura na formação de uma nova geração de economistas que está por vir.
Ela mostra, sobretudo aos decisores públicos, que é possível saber quais são os esforços de desenvolvimento que ajudam e quais são os esforços que prejudicam, testando as soluções aleatoriamente:
Diminuir a pobreza é mais conjectura do que ciência, e a falta de dados sobre o impacto da ajuda levanta questões de como promovê-la. Mas a vencedora da Medalha Clark - Esther Duflo - diz que é possível saber quais os esforços para o desenvolvimento que ajudam e quais os que prejudicam, testando soluções com testes randómicos.
Traduzido para português (do Brasil) por Fers Gruendling e revisto por Volney Faustini
Foto daqui
Para ver as legendas em Português, clique em “View Subtitles” na barra de baixo à esquerda e escolha.

Sem comentários: