Rotary International junta-se à International Desalination Association (IDA) para um encontro sobre dessalinização, por responsabilidade social
Na Itália, em 2011, haverá uma Conferência Internacional durante 3 dias, sobre Desenvolvimento da Tecnologia de Dessalinização, por Responsabilidade Social, apresentando pela primeira vez uma cooperação única, entre a International Desalination Association (IDA) e o Rotary International.
A conferência, entre 16 e 18 de Maio de 2011, será também realizada em cooperação com a Sociedade Europeia de Dessalinização, em Santa Margherita, Portofino, onde a EDS realizou uma conferência com sucesso em 2007.
Em cooperação com o Rotary International, os fundos gerados a partir desta conferência serão doados para apoiar um projecto humanitário com o objectivo de abordar questões graves relativas à água no Distrito de Ankililoaka, Madagascar, onde uma população superior a 100.000 (50% crianças) é afectada pela escassez de água.
A IDA pretende solicitar apresentações das indústrias e de ONGs relacionadas, em como a associação e a comunidade de dessalinização, juntas, podem ser mais sensíveis às necessidades humanas para limpar e dar acesso a água potável.
A IDA descreve o evento como uma oportunidade para os profissionais partilharem as suas experiências e ideias para ajudar a indústria a desenvolver as ferramentas necessárias para garantir que o crescimento da indústria de dessalinização e reutilização da água, ande de mãos dadas com a responsabilidade social; isto pode dar esperança a todos os povos da aldeia global, que a dessalinização pode fornecer água, a essência da vida, a um custo acessível, resolver a escassez de abastecimento de água existente, evitando os conflitos regionais e territoriais e fornecendo os recursos hídricos para a saúde, desenvolvimento económico e um meio ambiente sustentável.
1º dia - Incidirá sobre o tema da água como um direito humano e da capacidade da indústria de dessalinização para responder a esta necessidade, fornecendo água a preços mais acessíveis e sustentáveis. Haverá também tópicos para resolver as dificuldades existentes para a cobertura global de água potável; a tarifação da água; e o envolvimento do sector público e privado para fazerem parceria para as crescentes necessidades de água.
Haverá uma sessão especial visando discutir a implantação rápida de equipamentos de dessalinização e de recursos em caso de catástrofes naturais ou de crises humanitárias em todo o mundo.
2º dia - Focará a próxima geração de tecnologia para transformar água salgada num novo recurso. Isso requer soluções inovadoras para a produção de água potável e ao mesmo tempo a eficiência da produção actual e que utilizam fontes de energia alternativas, como a solar e a eólica para proporcionar menor custo da dessalinização para missões humanitárias e, portanto, tornar acessível a dessalinização para comunidades em todo o mundo.
Sem comentários:
Enviar um comentário