Seguidores

domingo, 22 de agosto de 2010

Contra a obesidade: +1 projecto de 1 Rotary Club

Incentivo para perder peso, sem a ditadura do emagrecimento
O projecto foi desenvolvido pelas nutricionistas Maria das Graças Carvalho de Souza (rotária) e Flávia Amaral Granato, com apoio do Rotary Clube São Dimas (Distrito 4310) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Piracicaba. "Antes de montar o grupo, sentia a necessidade de trabalhar com uma proposta que atingisse a qualidade de vida das pessoas, porque o aumento da prevalência da obesidade chega a ser considerada uma pandemia mundial e atinge todas as classes sociais", disse Maria das Graças.
Motivar as pessoas a ter uma alimentação e hábitos saudáveis, sem a ditadura do emagrecimento, mas aliando a perda de peso com uma vida melhor é o objectivo do Grupo Qualidade de Vida de reeducação alimentar, que foi criado este mês e está com inscrições abertas a interessados.
Elas explicaram que os factores, ambiental, emocional (stress), genético e o sedentarismo interferem na alimentação e podem levar a pessoa a não ter uma vida saudável. "No grupo orientamos também sobre as causas da obesidade e das doenças degenerativas".
As actividades ocorrem uma vez por semana (às quartas-feiras, das 14 às 16 horas e das 19 às 21 horas), duas horas cada encontro, no período da tarde ou da noite. O grupo tem 10 pessoas mas o objectivo é chegar a 40.
Uma das acções consiste em melhorar a auto-estima para as pessoas despertarem para a necessidade de ter uma vida mais saudável. "Os participantes recebem receitas alternativas e um cardápio para a dieta, que avalia a actividade profissional ou pessoal do participante e com opções, para não ficar um cardápio monótono e desestimulante", disse Flávia.
Texto completo aqui e imagem daqui

Sem comentários: