Seguidores

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Voluntariado - Mais uma perspectiva… positiva

A importância do Voluntariado no crescimento profissional
Por que tantos consultores, autores de livros de auto-ajuda/desenvolvimento profissional, gerentes de recursos humanos e outros mais, insistem em dizer que o trabalho voluntário está alinhado ao Crescimento Profissional?
Vemos que, hoje se fala tanto em Responsabilidade Social, Educação Inclusiva, Trabalho Voluntário como se fosse uma obrigatoriedade da empresa proporcionar/incentivar os seus funcionários a esta prática. Por outro lado, não devemos ver a prática do voluntariado como uma simples atitude de solidariedade e sim como um acto que gira em torno de valores éticos, sociais e ambientais.
Temos visto que desenvolver atitudes voluntárias ao bem comum, nada mais é que uma transferência de valores, onde o indivíduo compartilha momentos e vivências/experiências, doando do seu tempo, em troca de algo intangível. E para isso não é preciso um planeamento minucioso e detalhado, mas iniciativa e disponibilidade. Pense nas suas actividades da semana. Será que não pode dedicar uns minutinhos para fazer um trabalho voluntário? Quem já participou de uma campanha do agasalho ou de arrecadação de alimentos, ou até mesmo levando brinquedos para crianças na época natalícia, sabe do pouco tempo de dedicação a que me estou a referir.
Mas as oportunidades não param por aí, seja na associação do bairro, condomínio, entidade filantrópica, contanto histórias para crianças, cegos, enfim, as formas de ajudar o próximo são tantas, que devemos mais do que nunca, identificar onde temos mais afinidade, arregaçar as mangas, receber sorrisos e crescer como pessoa. É importante fazer perceber, que ao participar, desempenhando qualquer actividade neste meio, estamos a promover o associativismo, empatia, desenvolvimento interpessoal, espírito de equipa, capacidade organizadora e a própria capacidade de liderar, competências que são essenciais e que devem estar presentes no bom profissional.
Podemos observar também que, as pessoas que desenvolvem uma actividade voluntária, sentem-se mais felizes, realizadas, de bem consigo mesmas, pois descobrem riquezas imensuráveis e gratificantes, que dão mais sentido à vida, (pesquisas mostram que os voluntários têm duas vezes mais chances de se sentirem felizes do que aqueles que não se dedicam a nada).
Enfim, poderíamos descrever aqui muitos relatos de pessoas que estão à frente dos projectos mais diversos e que, se pudessem voltar atrás, mudariam apenas uma coisa: iniciariam antes. Não perderiam tanto tempo na elaboração de futuras práticas, mas aprenderiam com os erros e acertos, ou melhor, com os infinitos acertos que a acção voluntária proporciona.
Por Lenir Nunes Amorim, Recursos Humanos da Univille e académica do 2º ano de Pedagogia
Texto daqui e foto daqui

Sem comentários: