Seguidores

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Actividades extracurriculares podem garantir-lhe o próximo emprego

Numa altura em que há dezenas de candidatos com Curriculum Vitae semelhantes a lutar pelo mesmo emprego é importante dar nas vistas. "Saber chamar a atenção das pessoas que recebem muitos currículos passa por saber captar o interesse e a curiosidade sobre a análise do documento", explica ao i Ana Sofia Portela, managing partner da Palmon & Assessment. A chave está nas actividades extracurriculares.
Voluntariado
 As experiências de voluntariado são uma mais--valia numa candidatura, tendo em conta que "mostram abertura à mudança, ao sacrifício e uma grande capacidade de integração em diferentes grupos", afirma Ana Sofia Portela. "Quem faz voluntariado vive experiências que mais ninguém teve a oportunidade de viver", acrescenta.
Experiências extra-escolares
Apesar de ser importante mostrar competências paralelas ao caminho profissional, Paulo Marcelino deixa um alerta: "É importante que haja um exercício de distanciamento. Para isso devem ser eliminadas as experiências profissionais pouco relevantes, como as de início de carreira de curta duração ou que simplesmente não tenham qualquer relação com a função a que o candidato se está a candidatar."
Por outro lado, Ana Sofia Portela considera que os estágios de Verão, mesmo de curta duração, ou as actividades de solidariedade social, devem ser sempre incluídos no currículo de um recém-licenciado.
"Ninguém discute que o que se ouve numa sala de aula é importante, mas não é menos enriquecedor trabalhar num restaurante durante um mês das férias e ter de aprender a ser flexível, conjugar várias solicitações em simultâneo e mostrar capacidade de ultrapassar obstáculos", acrescenta.
Texto completo aqui
Imagem daqui

Sem comentários: