Seguidores

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Querendo entender o gesto dos milionários…

O pensador de Rodin
Caridade
·        No vocabulário cristão, o amor que move a vontade à busca efectiva do bem de outrem e procura identificar-se com o amor de Deus.
·        É a acção de ajudar ao próximo através de gestos e palavras sem a necessidade de reconhecimento público. Este sentimento pode ser representado pelo amor ao próximo incondicional.

Filantropia

Vem do grego φίλος (amor) e άνθρωπος (homem), e significa "amor à humanidade". O seu antónimo é a misantropia.
Os donativos a organizações humanitárias, pessoas, comunidades, ou o trabalho para ajudar os demais, directamente ou através de organizações não governamentais sem fins lucrativos, assim como o trabalho voluntário para apoiar instituições que têm o propósito específico de ajudar os seres vivos e melhorar as suas vidas, são considerados actos filantrópicos.

Solidariedade

A palavra "solidariedade" é usada para designar um sentimento, ou a união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo.
A “solidariedade social” é a condição do grupo que resulta da comunhão de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em apreço uma unidade sólida, capaz de resistir às forças exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face de oposição vinda de fora.
Justiça
O termo (do latim iustitia, por via semi-erudita), de maneira simples, diz respeito à igualdade de todos os cidadãos. É o princípio básico de um acordo que objectiva manter a ordem social através da preservação dos direitos, na sua forma legal (constitucionalidade das leis), ou na sua aplicação a casos específicos (litígio).
Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, tão justo é aquele que cumpre a lei (justiça em sentido estrito) quanto aquele que realiza a igualdade (justiça em sentido universal).
Direito
·        Sistema de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais, o que os juristas chamam de direito objectivo, a que os leigos se referem quando dizem "o direito proíbe a poligamia". Neste sentido, equivale ao conceito de "ordem jurídica".
Este significado da palavra pode ter outras ramificações, como:
·        O sistema ou conjunto de normas jurídicas de um determinado país, ou jurisdição (“o direito português"); ou
·        O conjunto de normas jurídicas de um determinado ramo do direito ("o direito penal", "o direito de família").
·        A faculdade concedida a uma pessoa para mover a ordem jurídica a favor dos seus interesses, o que os juristas chamam de direitos subjectivos, a que os leigos se referem quando dizem "eu tenho o direito de falar o que eu quiser" ou "ele tinha direito àquelas terras".
·        O ramo das ciências sociais que estuda o sistema de normas que regulam as relações sociais, o que os juristas chamam de ciência do direito, a que os leigos se referem quando dizem "eu preciso estudar direito comercial para conseguir um bom emprego".
Conceitos da Wikipédia
Imagem daqui

Sem comentários: