Seguidores

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A renovação na evolução - Antonio Hallage


Das palavras de nosso fundador Paul Harris na Convenção do RI de Chicago, no ano de 1930, relembramos:
“Se o Rotary quiser ser o senhor de seu próprio destino, deverá ser sempre evolucionário – e algumas vezes também revolucionário”.
Certamente, a revolução ali citada não é uma revolução com armas, mas sim uma renovação na evolução, no sentido mais apropriado da palavra, dentro da visão Rotária.
A capacidade de renovação indica evolução e crescimento. O Rotary vem evoluindo nos seus mais de 100 anos de existência numa evolução criadora.
Ao presenciarmos na época actual o surgimento de um novo mundo, um mundo em mudança, que traz consigo uma esperança que chega à consciência das comunidades, reconhecemos um sentimento que o Rotary tem propagandeado na sua centenária existência: a união para fazer o bem e promover a paz.
Actualmente, muitos temem as previsões de desastres, pois é assim que nos querem fazer crer que será o futuro. Os desastres acontecem apenas aos que não se alinham com a esperança e com a paz. A decisão de construir a paz e a compreensão harmoniosa em todo o mundo faz parte da nossa opção de renovar na evolução. É uma questão de sintonia. É uma questão de escolha.
MUDANÇA DE ATITUDE
O Rotary, ao contrário de outras organizações internacionais, não necessita de consultoria externa para determinar os seus caminhos. Ao tomarmos decisões nas reuniões dos nossos Clubes e Distritos (e igualmente no nível internacional) sobre a alternativa autónoma de servir, gerimos os nossos assuntos, evoluímos e atingimos maturidade na prestação de serviços por nossa própria conta. A evolução só é interrompida pela falta do desejo de unir esforços.
Esta evolução de que falamos é construída dia após dia:
·        Aparece no objectivo de um clube de se fortalecer ao unir-se para a realização de um projecto.
·        É demonstrada quando um novo sócio em potência é convidado a participar de um projecto e fica convencido de que quer fazer parte do Rotary.
·        É uma evolução no processo de admissão, que primeiro mostra a este associado em potência o que o Rotary faz – para que na sequência ele veja o que o Rotary é.
·        Esta evolução é sentida ao darmos foco à nossa responsabilidade com as futuras gerações, criando clubes de Rotaract, Interact e os Rotakids.
·        Esta energia evolutiva é percebida quando cada um de nós, ao ser convidado, faz a sua parte num esforço consciente para construir o mundo que deseja.
·        Esta renovação da evolução passa também pela consciencialização de nós mesmos, pois, muito embora tenhamos muitas qualidades, elas têm sido pouco exploradas, devido à falta de polarização e de oportunidades de as exercer com dignidade e objectividade.
·        Ao permitirmos o despertar e o crescer diário em acções cooperativas e solidárias, nos é mostrada uma atitude diferente em relação à vida.
Um Rotary renovado faz parte desta mudança de atitude, deste combate à anomia contagiante que às vezes invade os nossos clubes.
NOVOS PARADIGMAS
Para gerar os novos paradigmas desta evolução criativa no Rotary, são indispensáveis algumas atitudes:
·        Ter consciência da necessidade de renovação e comprometer-se em auxiliar a realizá-la;
·        Permitir que esta evolução ocorra em sinergia com o nosso objectivo;
·        Aceitar as nossas limitações e compreender que os métodos utilizados até o momento já não funcionam;
·        Contribuir pessoal e colectivamente para a implementação de novos modelos, que façam vibrar e fornecer energia à nossa organização;
·        Estar atento às posições discordantes, apreciando o que pode haver de positivo nelas, incorporando-as no processo evolutivo;
·        Praticar as inovações com serenidade e responsabilidade.
Evolução não pode ser sinónimo de destruição, mas sim de complemento da renovação. Tudo muda à medida que o tempo passa – e ter consciência disso é a nossa obrigação como líderes rotários.
Cada um de nós, rotários, deve ter a oportunidade de contribuir, de exercer a sua liderança e de ser reconhecido por esta atitude proactiva. Mude seus pensamentos e você mudará o mundo. Cada um de nós, na sua área de actuação, deve esforçar-se para adquirir os conhecimentos necessários, analisá-los e influir na sua evolução construtiva e na amplificação da solidariedade através do servir.
Agindo desta forma, estaremos honrando o nosso passado, abrindo as nossas ideias em relação ao presente e preparando com empatia o nosso futuro.
Texto de Antonio Hallage – Director de RI 2009/11 daqui
Imagem daqui

Sem comentários: