Seguidores

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Rotary do Canadá lidera o combate à malária

Rotários canadianos lideram os esforços de prevenção das mortes causadas pela malária na África.
Rotary Clubs formaram parceria com o Grupo de Prevenção da Malária Buy-A-Net, uma organização beneficente do Canadá fundada em 2004 para combater a doença no Uganda.
No ano passado, os Rotary Clubs de Cataraqui-Kingston, Ontário, e Kololo-Kampala, Uganda, formaram uma parceria com o Buy-A-Net num projecto de prevenção da malária no valor de US$47.000, em Kampala. Os rotários fizeram doações e destinaram verbas do Fundo Distrital de Utilização Controlada - FDUC, e o Buy-A-Net implementou o projecto.
No Uganda, os funcionários do grupo Buy-A-Net trabalham com agências de saúde e parceiros comunitários no treino de voluntários para distribuir mosquiteiros, detectar a doença e tratá-la, e educar os moradores de vilarejos sobre a sua prevenção.
“É difícil para os rotários chegarem a lugares em que o trabalho precisa ser feito”, explica William Gray, sócio do Rotary Club de Cataraqui-Kingston e Governador Eleito do Distrito 7040 (partes do Ontário, Nunavut e Quebeque, Canadá; e partes de Nova York, EUA). "Somos bons em angariar fundos em nome da Rotary Foundation e em defender a causa. O Buy-A-Net está sempre presente nos locais dos projectos e é uma organização muito engajada."
Debra Lefebvre, Enfermeira-padrão e Fundadora do Buy-A-Net, diz que a parceria tem funcionado bem porque utiliza voluntários locais para executar o projecto.
"Em iniciativas anteriores, esperava-se que os rotários fizessem todo o trabalho, mas por algum motivo, isto era muito difícil", esclarece Lefebvre. "Os rotários são pessoas ocupadas. Por isso, o seu grau de envolvimento depende exclusivamente deles."
Na Convenção
Em Junho, os clubes de Cataraqui-Kingston e Kololo-Kampala, junto com o Buy-A-Net, organizaram um stand durante a Convenção do RI de 2010, em Montreal, para promoverem os seus esforços e conseguirem o envolvimento de mais clubes. Gray também serviu como moderador de uma sessão aberta sobre a prevenção da malária, com painelistas da Canadian Parliamentary Malaria Caucus, da Cruz Vermelha canadiana e do Ministério da Saúde do Uganda. Especialistas do grupo Rotários Contra a Malária, um programa de Serviços à Comunidade Mundial do Rotary na Austrália, e do Grupo Rotários em Acção pela Erradicação da Malária compareceram à sessão.
Drake Zimmerman, vice-presidente do Grupo Rotários em Acção pela Erradicação da Malária, conta que ambos os grupos são parte da Aliança para a Prevenção da Malária, uma iniciativa de colaboração de mais de 30 Organizações Governamentais e Não-Governamentais, inclusive o grupo Buy-A-Net, que trabalham para fornecer milhões de mosquiteiros tratados com insecticidas para vilarejos da África Subsaariana, em colaboração com os Governos locais e agências de saúde.
A iniciativa visa oferecer mosquiteiros para toda a criança menor de 5 anos e mulheres grávidas, a fim de interromper a transmissão do parasita da malária, que acontece através da picada do mosquito transmissor. “Este é um modelo que foi testado por rotários e que se mostrou eficaz”, esclarece Zimmerman. Ele afirma que parcerias entre Rotary Clubs e ONGs são muito válidas. “O Buy-A-Net realiza um trabalho maravilhoso e envolve rotários”.
Lefebvre diz que foi contactada por centenas de rotários que desejam fazer parte da iniciativa de oferecer mosquiteiros aos vilarejos.
“A necessidade de eliminar a malária é essencial”, diz ela. “Estamos sempre abertos a novas parcerias com rotários.”
Imagem daqui

Sem comentários: