Seguidores

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Montras de projectos, que exibem óptimos trabalhos do Rotary

               
Além de oferecer diversas actividades de entretenimento, a Casa da Amizade da Convenção de 2010 deu, aos Clubes e Distritos, a chance de expor os projectos que vêm desenvolvendo com afinco e dedicação.
Mais de 60 clubes e distritos montaram standes na Casa da Amizade para promover os seus projectos,  ao lado de Grupos Rotários em Acção, Grupos de Companheirismo do Rotary e organizações externas.
Alguns exemplos do que pôde ser visto:
Rotary Club de Devonport North, Tasmania, Distrito 9830, Austrália
A Learn Grow ensina moradores de países em desenvolvimento a plantar alimentos propícios à região,  e a escolher os que tenham os nutrientes que faltam na sua alimentação.
"Centenas de milhares de pessoas do mundo ficam cegas devido à falta de vitamina A. Geralmente, há várias plantas naturais desses lugares que contém a vitamina, mas não estão sendo usadas na alimentação porque ninguém conectou um facto ao outro."
Rotary Club de Merthyr Tydfil, Mid Glamorgan, País de Gales
O projecto Jaipur limb, para provisão de membros prostéticos,  foi desenvolvido por P.K. Sethi, ganhador do Prémio Rotary para a Paz e Compreensão Mundial em 2001. Em duas ou três horas, por um custo de apenas US$15, técnicos locais treinados podem produzir um membro artificial. O projecto patrocina clínicas em várias partes do mundo.
"Presenciei indivíduos recebendo as próteses. Em apenas duas horas, eles passam a usar a nova perna como se fosse a sua própria. É a conquista da liberdade."
New Life International - Distrito 6580 (Indiana, EUA)
A New Life International fornece água purificada a vilas de Uganda através de um sistema que usa 1/2 quilo de sal comum e uma bateria de 12 volts para dosear o cloro até 200 litros de água por minuto.
"Cerca de um bilhão de pessoas não tem acesso a água potável. Um filtro pode fornecer água suficiente para abastecer uma vila de mil pessoas."
Rotary Club de Sugar House (Salt Lake City), Distrito 5420 Utah, EUA
Este projecto procura consciencializar sobre os problemas enfrentados por quem é vítima de desordens sanguíneas hereditárias, como hemofilia e doença de Von Willebrand. O objectivo é eliminar o estigma perante o público e incentivar mais pessoas a procurarem tratamento.
"Hemofílicos que não recebem o tratamento apropriado geralmente morrem antes mesmo de alcançar os 20 anos. Mas se tratados, eles vivem uma vida normal."
Rotary Club de Sebastopol, Distrito 5130, California, EUA
Através de projectos de Subsídios Equivalentes da Fundação Rotária, esta iniciativa procura melhorar a qualidade de vida de vilarejos em áreas carentes tratando concomitantemente de três questões: saúde, produção de alimentos e educação. Os projectos providenciam água potável e recursos para prevenção de malária; fornecem animais de criação para os residentes e os ajudam a encontrar uma fonte de renda; e promovem alfabetização através do financiamento da compra de materiais escolares.
"Algumas famílias comem só uma vez por dia, geralmente um tubérculo. Se melhoramos sua alimentação, as crianças e os pais ficam mais saudáveis, e consequentemente produzem mais."
Rotary, Club de Peterborough, Ontario, Canadá
Este projecto doa dinheiro para Rotary Clubs da África e América do Sul para que construam camas com materiais locais e as dêem a crianças carentes.
"O objectivo é dar a toda criança o direito de dormir bem à noite, para que possam vencer os desafios que enfrentarão no dia seguinte."

Sem comentários: