O Plano de Liderança de Clube sugere uma estrutura administrativa para Rotary Clubs, não obrigatória, e tem por base os elementos que contribuem para a eficácia destes. O plano é flexível de modo a acomodar as características próprias e a atender as necessidades particulares dos clubes, em todo o mundo. Embora a implementação do plano não seja obrigatória, acredita-se que todos os Rotary Clubs, novos e antigos, possam beneficiar de procedimentos administrativos padronizados, que se fundamentam nas seguintes estratégias:
• Desenvolver um plano de longo prazo que incorpore os elementos de um clube eficaz.
• Estabelecer metas anuais de apoio às metas de longo prazo.
• Certificar-se de que todos os sócios do clube se sintam incluídos e bem informados.
• Favorecer a comunicação, tanto no Clube, como no Distrito.
• Possibilitar a continuidade da liderança de um ano para outro.
• Adaptar o Regimento Interno, de modo a reflectir as operações administrativas do clube.
• Oferecer oportunidades regulares de companheirismo.
• Incentivar a participação de todos os sócios do clube.
• Oferecer formação regular e uniforme.
As Avenidas de Serviços são a base de um clube eficaz, e os que são eficazes alcançam o Objectivo do Rotary:
• Mantendo ou aumentando o número de sócios;
• Implementando projectos para sanar necessidades das comunidades locais e de outros países;
• Apoiando a Rotary Foundation através da participação em programas e contribuições financeiras;
• Formando líderes capazes de servir o Rotary além do âmbito do clube.
O Plano de Liderança de Clube pode ajudar os clubes a ampliar a sua capacidade de alcançar as metas estabelecidas para cada Avenida de Serviços.
A implementação de projectos humanitários bem-sucedidos afecta os Serviços à Comunidade, os Serviços Internacionais e os Serviços Profissionais e o aumento do Quadro Social oferece ao clube maior número de rotários dedicados a cada Avenida.
O apoio à Rotary Foundation repercute-se nos Serviços à Comunidade e nos Serviços Internacionais.
Procedimentos simplificados, boa comunicação, planeamento estratégico e o aumento da participação dos sócios contribuem para os Serviços Internos.
Ao utilizar métodos operacionais eficazes, o seu clube estará melhor preparado para conduzir actividades de prestação de serviços.
O Plano de Liderança de Clube possibilita aos Rotary Clubs empreender mais esforços em cada Avenida de Serviços e alcançar o Objectivo do Rotary.
Benefícios do Plano de Liderança de Clube
Ao prover oportunidades de aperfeiçoamento das actuais operações, o plano pode contribuir para que os clubes se beneficiem das seguintes maneiras:
• Todos os sócios têm a oportunidade de expressarem as suas opiniões quanto ao futuro do clube.
• Operações administrativas simplificadas oferecem aos sócios mais tempo para se dedicarem à prestação de serviços e companheirismo.
• Maior envolvimento dos sócios contribui para a formação de futuros líderes de clube e do Distrito.
• O índice de baixas diminui à medida que os sócios intensificam a sua participação nas actividades do clube.
• Os líderes do clube podem contar com um número maior de sócios dedicados ao alcance das metas do clube.
• A continuidade nos cargos e nas metas de longo prazo do clube facilita a transição da liderança de um ano rotário para o outro.
• O entusiasmo pelo Rotary renova-se à medida que haja maior compreensão das abordagens utilizadas no clube.
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