Seguidores

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Festival Internacional de Música dá ritmo ao mês de Julho

A 32ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim decorre entre 9 e 31 de Julho, contando mais uma vez com a presença de ilustres solistas e agrupamentos internacionais, abarcando um largo espectro histórico, da Idade Média ao século XXI.
As diferentes iniciativas que integram o programa do evento irão decorrer nas Igrejas Matriz, Lapa e S. Pedro de Rates, no espaço cultural Diana Bar, no Auditório Municipal e no Museu Municipal onde o público do festival será brindado com música vocal e instrumental de 80 compositores, entre os quais 15 portugueses (sete obras inéditas). Foram convidados 120 intérpretes: 80 portugueses e os restantes provenientes de Espanha, Marrocos, Grécia, França, Reino-Unido, Brasil, Bélgica, Israel, Estados Unidos e Japão.
Em estreia absoluta, serão apresentadas duas obras dos jovens compositores Carlos Filipe Cruz e Gonçalo Gato, a par das obras seleccionadas pelo júri do 5º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim presidido pelo compositor Pedro Amaral, de quem também será estreada em Portugal a obra “Densités”: obras de Dinis Silva e Nuno Figueiredo, na modalidade “música orquestral”, e Igor Silva e [ka’mi], na modalidade “música de câmara”.


Destaque para o regresso de Jordi Savall, desta feita com os convidados Driss El Maloumi, Dimitris Psonis e Pedro Estevan (programa "Oriente-Ocidente”), os pianistas Éric Le Sage e Cristina Ortiz (celebração do bicentenário dos nascimentos de Robert Schumann e Fryderyck Chopin), o Fine Arts Quartet (em quinteto com Cristina Ortiz), Amandine Beyer e Pierre Hantaï (violino e cravo), a Capilla Flamenca (música vocal e instrumental dos séculos XIV, XV e XVI), a orquestra barroca Il Gardellino, dirigida por Marcel Ponseele, e dois agrupamentos que actuarão pela primeira vez em Portugal – Stile Antico (música de Claudio Monteverdi), e Les Basses Réunies (com o violoncelista Bruno Cocset, num programa Bach).
O musicólogo Rui Vieira Nery inaugura o festival com uma conferência intitulada “As Músicas da República”, estando previstas ainda diversas manifestações paralelas, com especial destaque para os encontros informais do público com os jovens compositores cujas obras serão apresentadas em estreia absoluta; as master classes de Cristina Ortiz, Fine Arts Quartet, Miguel Rocha, António Salgado e Marcel Ponseele; exposições diversas; e a publicação e exposição de trabalhos escolares sobre a temática do Festival, objecto do concurso “À Descoberta do Património Musical”, especialmente dirigido às escolas do ensino genérico e vocacional da região. Serão prestadas homenagens aos compositores Robert Schumann, Fryderyck Chopin, Hugo Wolf e Jorge Cronner de Vasconcelos, cujas efemérides se comemoram em 2010.
Continuam a ser objectivos estruturantes deste festival o apoio aos novos valores e à criação da nova música portuguesa. Assim, foram convidados alguns dos galardoados com o Prémio Jovens Músicos da RTP-Antena 2, dois premiados pelo Concurso de Interpretação do Estoril, além dos jovens elementos da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim dirigida por Luís Carvalho, e do Quarteto Verazin (os dois agrupamentos residentes do FIMPV). O festival contará também com a presença de alguns dos mais importantes instrumentistas portugueses da actualidade, que integram o agrupamento Sond’Ar-te Electric Ensemble dirigido pelo compositor Pedro Amaral, e cujo concerto é inteiramente consagrado à música portuguesa do séc. XXI.
A organização do festival é da responsabilidade da Associação Pró-Música da Póvoa de Varzim e conta com os principais patrocínios institucionais da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e do Ministério da Cultura/Direcção-Geral das Artes. Apoiam o evento importantes instituições, empresas e meios de comunicação social.
Poderá consultar toda a informação relativa ao 32º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim bem como ao 5º Concurso Internacional de Composição no portal municipal em www.cm-varzim.pt/go/festivalinternacionalmusica

Sem comentários: