Seguidores

sábado, 3 de julho de 2010

Princípios básicos de Rotary International

Objectivo do Rotary
O Objectivo do Rotary é estimular e fomentar o ideal de servir, como base de todo empreendimento digno, promovendo e apoiando:
·        PRIMEIRO. O desenvolvimento do companheirismo como elemento capaz de proporcionar oportunidades de servir;
·        SEGUNDO. O reconhecimento do mérito de toda ocupação útil e a difusão das normas de ética profissional;
·        TERCEIRO. A melhoria da comunidade pela conduta exemplar de cada um em sua vida pública e privada;
·        QUARTO. A aproximação dos profissionais de todo o mundo, visando à consolidação das boas relações, da cooperação e da paz entre as nações.
Avenidas de Serviços
Com fundamento no Objectivo do Rotary, as Avenidas de Serviços expressam a filosofia da organização e formam a base onde se assentam todas as actividades dos clubes.
·        Os Serviços Internos enfatizam o fortalecimento do companheirismo e o bom funcionamento dos clubes.  
·        Os Serviços Profissionais incentivam os rotários a servir através de suas profissões e a aderir a altos padrões éticos.
·        Os Serviços à Comunidade  referem-se aos projectos e actividades implementados pelos clubes para aprimorar a vida de suas comunidades.
·        Os Serviços Internacionais abrangem medidas tomadas para expandir o âmbito das actividades humanitárias implementadas pelo Rotary em todo o mundo para promover a paz e a compreensão mundial.
·        Serviços às Novas Gerações: projectos humanitários, programas de intercâmbio e actividades para o desenvolvimento da capacidade de liderança que contribuem para que os jovens realizem mudanças positivas no mundo.
A Prova Quádrupla
A Prova, traduzida em mais de 100 idiomas, consiste nas seguintes perguntas:
Do que nós pensamos, dizemos ou fazemos
1.    É a VERDADE?
2.    É JUSTO para todos os interessados?
3.    Criará BOA VONTADE e MELHORES AMIZADES?
4.    Será BENÉFICO para todos os interessados?
Missão
A Missão do Rotary International é servir ao próximo, difundir a integridade e promover boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários. Veja o Plano Estratégico do RI.
Diversidade no Rotary
O Rotary International reconhece o valor da diversidade no quadro social dos clubes e os incentiva a buscar em suas comunidades sócios potenciais de diferentes grupos étnicos, religiosos, políticos, etc. Um clube que reflecte a constituição demográfica e profissional da região é um clube que possui a chave para o futuro.
Do site de Rotary
Imagem daqui

Sem comentários: