Seguidores

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Moinhos de vento ajudam famílias que vivem da extracção de sal

Os rotários Vimal Hemani, Deepak Agrawal, Shrinand Palshikar, Kiran Dave e Rajesh Bhatt em frente a um dos 5 moinhos de vento instalados na Índia Ociental para a extracção de sal. Foto cedida pelo Rotary Club de Wadhwan City
Graças a moinhos de vento doados por rotários, cinco famílias que vivem da extracção de sal no deserto ocidental da Índia vão conseguir duplicar o seu rendimento.
O Rotary Club de Wadhwan City, Índia, e o Rotary E-Club de Southwest, EUA, receberam um Subsídio Equivalente da Rotary Foundation e usaram contribuições de clubes e do Distrito 5510 (Arizona, EUA) para comprar 10 moinhos de vento. Assim a água do mar subterrânea é bombeada para lagos rasos, onde o sal pode ser extraído através da evaporação.
Os beneficiários, que estão entre as 10.000 famílias que migram anualmente ao marisma Little Rann of Kutch, em Gujarat, para colectar até 800 toneladas de sal por pessoa, costumavam utilizar motores a diesel para trazer a água à superfície do deserto.
Em Fevereiro, 5 moinhos de vento foram instalados pelo fabricante, com a ajuda de rotários e dos beneficiários. Os outros 5 deverão estar prontos em Outubro, início da temporada de extracção de sal, que dura seis meses.
Texto completo em Notícias Rotary

Sem comentários: