Seguidores

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Porquê as ONGs?

Diante de notícias recentes que criam uma associação negativa entre o termo ONG e falta de transparência e idoneidade, cabe uma reflexão sobre o conceito e a função deste tipo de organização. ONG é a abreviatura de Organização Não-Governamental.
São organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos, de direito privado, mas com fins públicos. ONG é um termo genérico para organizações que podem ter como base jurídica uma associação ou uma fundação. Estas organizações fazem parte do chamado terceiro sector, o sector da sociedade civil, que utiliza recursos públicos e privados para gerar benefícios públicos. Este tipo de organização tem exercido, historicamente, funções importantes na sociedade.
As ONGs também foram fundamentais para a redemocratização dos países, lutando por direitos políticos e humanos, e pela preservação de bens públicos como o património histórico e o meio ambiente. Na última década, houve um crescimento exponencial do número de ONGs e como mostrou Elinor Ostrom, Prémio Nobel de Economia 2009, para alcançar maiores níveis de desenvolvimento económico e social é preciso acções de parceria e colaboração entre o primeiro sector (Governo), o segundo sector (Empresas/Mercado) e o terceiro sector (ONGs).
Infelizmente, assim como nos demais sectores, há organizações que não actuam com transparência, na maioria das vezes, decorrendo da fragilidade institucional de algumas ONGs causada pela falta de recursos e de profissionais especializados; e numa minoria por má-fé. Mas a prática de poucas ONGs não deve manchar a reputação de todo o sector.
Foto daqui

Sem comentários: