Seguidores

sexta-feira, 18 de junho de 2010

"A Maldade Evitável”


Apresentamos a campanha "A Maldade Evitável", cujo principal objectivo é a caducidade ou a desactivação automática das minas dirigidas às pessoas e das sub-bombas das bombas de fragmentação.
Ainda que todos saibamos das terríveis consequências que estes artefactos produzem, permitimo-nos recordar em quatro linhas a situação actual:
·        Estimam-se em centenas de milhões as minas anti-pessoais dispersas no mundo, encontrando-se maioritariamente em territórios onde ocorreram guerras e que mesmo após o término dos conflitos, continuam a causar milhares e milhares de vítimas inocentes, sobretudo crianças. Estima-se que 80% das vítimas de minas anti-pessoais ocorram em tempos de Paz, já que podem ficar activas por mais de 50 anos, á espera que alguém a pise.
·        O objectivo desta campanha é levar a que os Países não quiseram assinar o Tratado de OTTAWA de 1997, ou o Acordo contra as bombas de fragmentação de 2008, a não utilizar estas armas sem que as mesmas estejam providas de um mecanismo de auto-desactivação, que evite, as mortes e as mutilações, com a consequente utilização de próteses, terrenos de cultivo minados, migrações e muitos outros desastres e pormo-nos a favor da sua erradicação total, pelas consequências que são muitas e gravíssimas.
·        O Tratado de OTTAWA propõe a erradicação total das minas anti-pessoais em todo o mundo, porém, é importante saber que, decorridos 12 anos da assinatura deste tratado, existem ainda 40 países que não quiseram subscrever os termos do Tratado, tendo os EUA dado o exemplo, ao comprometerem-se a não espalhar mais nenhuma mina anti-pessoal de efeitos permanentes a partir de 2010.
O mesmo ocorre com as bombas de fragmentação, só que são muitos mais os países que não assinaram nenhum acordo para a sua proibição.
Esta campanha foi iniciada pelo Rotary Club de Berguedá, pequena povoação catalã chamada Berga, da província de Barcelona, do actual Distrito 2202.
A actual Comissão Internacional "A MALDADE EVITÁVEL" é constituída pelo:
Rotary Club Bergueda
Rotary Club Manresa-Bages,
Rotary Club Font Romeo Cerdanya-Capcir,
Rotary Club Andorra e
Rotary Club de Caminha, com a colaboração de muitos outros Rotary Clubs.
O COMITÉ INTERNACIONAL "A MALDADE EVITÁVEL" pede a sua ADESÃO A ESTA CAMPANHA
Queremos fazer chegar a Rotary Internacional as adesões de todos os Clubes Rotários, Rotários, de Entidades de todo o tipo e de todas as pessoas que queiram aderir, com o propósito de que Rotary International valorize e faça sua esta campanha, como uma das suas prioridades de acção humanitária a nível mundial.
Que verdadeiros milagres humanitários se conseguiriam com esta campanha?
·        Todas as minas e sub-bombas ficariam desactivadas depois dos conflitos.
·        Evitar-se-ia o imenso número de vítimas, todas inocentes e na sua maioria crianças.
·        Salvar-se-iam inúmeras vidas humanas! Os gastos em assistência sanitária, integração social, fabrico e colocação de próteses, etc.
·        As populações dos territórios minados, poderiam rapidamente refazer as suas vidas, no seu habitat natural, sem ter de migrar.
·        Economizar-se-iam entre US$500.000 a US$1.000.000, por cada km2 de território desminado.
·        Evitar-se-iam casos como os de Moçambique ou Honduras, onde campos de minas perfeitamente sinalizados e localizados fossem arrastados pelas fortes inundações e consequentes correntes que as espalharam, provocando novas mortes e mutilações.
·        Permitiria às organizações de ajuda às vítimas dos países afectados pelas minas, pouparem os custos de limpeza de novos territórios minados.
Texto completo aqui

Sem comentários: