Seguidores

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um projecto de Rotary, exemplar, que vem do Brasil

Tendo em conta que, no Rotary em Portugal, muitos dos clubes têm bancos de cadeiras de rodas e camas articuladas para serem cedidas temporariamente aos membros das respectivas comunidades e porque nem sempre a manutenção desse equipamento é fácil, aqui está um bom exemplo de parcerias, método que Rotary pratica amiúde, que pode ser seguido, quer pelos clubes, quer pelos parceiros/empresas com responsabilidade social.
A Adefu e o Rotary Clube Uberaba Norte abrem fábrica e oficina de cadeiras de rodas
A Associação dos Deficientes Físicos de Uberaba (Adefu) inaugurou uma fábrica e oficina para arranjo de cadeiras de rodas e acessórios.
Uma parceria do Rotary Clube Uberaba Norte e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) proporcionou a sala, que conta com máquina de torno e solda e vai auxiliar o conserto dos equipamentos danificados e a produção de novos.
O Presidente do Rotary Club, disse que uma turma de deficientes passou por acções de formação para desenvolver as cadeiras e acessórios desportivos. “É gratificante ver que estão a trabalhar e a construir projectos novos para a sua própria utilização”, observou.
Para o presidente da Adefu, a acção é de suma importância, pois o número de deficientes que precisam de cadeiras na cidade é muito grande. “Temos um banco de empréstimos com 300 cadeiras em uso. Quando as pessoas devolvem o material, vem com estragos ou defeitos e a oficina vai possibilitar esses consertos e o fabrico de mais cadeiras para atender aos pedidos”, concluiu. Revelou ainda a intenção de produzir uma cadeira para tetraplégicos obesos, em escala, já que o mercado não oferece esse produto.
Texto original daqui
Foto daqui

Sem comentários: