Seguidores

domingo, 27 de junho de 2010

Programas das Novas Gerações de Rotary


Milhares de pessoas de até 30 anos de idade participam de programas rotários para lapidarem conhecimentos que os capacitarão para serem líderes nas suas áreas de actuação.
Esses programas dão aos participantes a oportunidade de descobrir o mundo e um pouco mais acerca de si mesmos, pela simples participação em projectos comunitários, formação em técnicas de liderança e intercâmbios culturais. Os jovens também aprendem princípios de ética, prestação de serviços e companheirismo, tendo como exemplos os rotários.
Interact
O Interact é um programa do Rotary que consiste em clubes de prestação de serviços para jovens entre os 12 e os 18 anos, patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apoiam, mas os Interact Clubs são completamente autónomos.
Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projectos de prestação de serviços, sendo um deles de cunho internacional. É através dos projectos que os interactistas desenvolvem uma rede de amigos em clubes locais e internacionais e através dessas actividades aprendem a importância de:
·        Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal;
·        Prestar auxílio e respeitar o próximo;
·        Compreender o valor da responsabilidade individual e dedicação ao trabalho;
·        Promover a compreensão e boa vontade internacional.
O Interact é um dos programas mais bem-sucedidos do Rotary, um verdadeiro fenómeno com mais de 10.700 clubes em 109 países e regiões geográficas, e quase 200.000 sócios!
Para obter mais informações sobre o Interact na sua comunidade, entre em contacto com o Rotary Club mais próximo.
Rotaract
O Rotaract é um programa do Rotary que consiste em clubes dedicados à prestação de serviços integrados por jovens entre os 18 e os 30 anos, da comunidade em geral ou de uma universidade.
O Rotaract é mais um dos programas bem-sucedidos do Rotary, outro verdadeiro fenómeno, com mais de 8.000 clubes em 155 países e regiões geográficas.
Todas as iniciativas de projecto brotam das próprias necessidades da sua comunidade, e promovem a paz e a compreensão internacional através de amizades e trabalho em cooperação.
Os rotaractistas também podem:
·        Liderar a formação de Interact Clubs;
·        Participar dos seminários RYLA  (Rotary Youth Leadership Awards);
·        Candidatar-se a Bolsas Educacionais  ou participar de Intercâmbio de Grupos de Estudos;
·        Tornar-se sócios de um Rotary Club.
Para obter mais informações sobre o Rotaract na sua comunidade, entre em contacto com o Rotary Club mais próximo.

Intercâmbio de Jovens do Rotary

Os participantes do Intercâmbio de Jovens do Rotary, passam um ano morando com famílias rotárias anfitriãs e a frequentar uma escola num país estrangeiro.
Através de programas de intercâmbio de curta ou longa duração, aprende-se um novo modo de vida, uma nova língua e descobre-se muito sobre si mesmo. Actua também como um jovem embaixador, ensinando às pessoas como se vive no país de origem, as suas tradições culturais e as suas ideias, contribuindo para um mundo mais unido e, além disso, fazem-se amigos.
Mais de 8.000 jovens passam por esta experiência única  todos os anos.
Informe-se com o presidente da Comissão Distrital de Intercâmbio de Jovens sobre os países que participam deste programa.

Prémios Rotários de Liderança Juvenil (RYLA)

O RYLA é uma iniciativa do Rotary, para a formação dos jovens. O programa pode ser oferecido a indivíduos entre os 14 e os 30 anos, porém, a maioria dos Clubes e Distritos prefere trabalhar com uma faixa menor, por exemplo, entre 14 e 18 ou 19 a 30 anos de idade.
O RYLA enfatiza a liderança, cidadania e crescimento pessoal e busca:
·        Demonstrar o respeito e a preocupação do Rotary com a juventude;
·        Oferecer formação eficaz para jovens e líderes em potencial;
·        Incentivar jovens a liderar jovens;
·        Reconhecer publicamente os jovens que prestam serviços à comunidade.
Para saber onde vão ser realizados eventos, entre em contacto com o Rotary Club mais próximo.
Intercâmbio de Grupos de Estudos
programa Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE), da Rotary Foundation, possibilita a empresários e profissionais entre 25 e 40 anos de idade participarem de intercâmbios culturais e profissionais no estrangeiro, por período de quatro a seis semanas. A iniciativa oferece subsídios para que as equipas entrem em contacto com a cultura e as instituições de outros países, observem o exercício das suas profissões, estabeleçam contactos pessoais e profissionais, e troquem ideias.
Para saber onde e quando vai ser o IGE em cada ano, entre em contacto com o Rotary Club mais próximo.

Bolsas Educacionais

As Bolsas Educacionais são o mais antigo e mais conhecido programa da Rotary Foundation. Desde a sua criação, em 1947, já ofereceram a mais de 40.000 homens e mulheres de 100 países a oportunidade de estudar no exterior. Hoje, representam um dos maiores programas privados de bolsas internacionais, em que US$16,2 milhões subsidiaram acima de 700 bolsas em mais de 80 países no ano de 2009-10.
O objectivo do programa é fomentar relações amistosas entre os povos de diferentes países e regiões geográficas através do financiamento de estudos de graduação e pós-graduação, além de intercâmbios profissionais.
Para saber se vão existir Bolsas Educacionais, entre em contacto com o Rotary Club mais próximo.

Sem comentários: