Seguidores

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Rotary funda o primeiro clube na Palestina

John Kenny (à esquerda), presidente do RI, entrega o diploma de admissão a Nader Dajani, presidente do Rotary Club de Ramallah, na Palestina, durante a cerimónia de inauguração no dia 30 de Maio. Foto cedida pelo Rotary Club de Ramallah
Mais de 150 rotários, inclusive o presidente do RI, John Kenny, e o director Phil Silvers, estiveram na cerimónia da fundação do Rotary Club de Ramallah, o primeiro na Palestina em três décadas.
O clube, oficializado pelo Conselho Director do RI em 18 de Maio, está no Distrito 2450 e vem abrir mais uma fronteira no mapa rotário, que exibe mais de 200 países e áreas geográficas.
O último clube em Ramallah foi desactivado em 1980.  "A fundação de um novo clube é sempre uma ocasião festiva", disse Kenny. "Isso quer dizer que mais um lugar do mundo terá o benefício do serviço que fazemos."
Nos próximo dois dias, Kenny e Silvers comparecerão a eventos em homenagem a outros dois clubes fundados recentemente na região:  Gedera Habiluim, em Israel, e Amman Ammon, na Jordânia.  
O caminho percorrido
Entre os convidados das três celebrações estavam Ted Beckett e Jeffrey Behr, do Rotary Club de Colorado Springs, EUA, que, junto com o Rotary Club de Amman-Petra,  Jordânia, co-patrocinou o clube de Ramallah.  
Beckett, que é presidente do Centro de Diplomacia Ambiental, sugeriu ao seu distrito que levasse o Rotary para Ramallah depois de comparecer a uma reunião num clube da Jordânia, em Janeiro de 2009.  
Em Fevereiro, Behr, Director Executivo do Centro de Diplomacia Ambiental, recrutou um grupo de rotários para facilitar a formação do novo clube. Hashem Shawwa, do clube de Amman-Petra, contribuiu promovendo o Rotary a potenciais associados.  
A pedido do clube de Colorado Springs, Silvers passou cinco dias em Ramallah, em Novembro, dando formação a potenciais sócios. Visitou também o Rotary Club de Jerusalém e o primeiro-ministro palestiniano, Salam Fayyad.
"Os associados do clube de Ramallah têm um bom entendimento quanto às suas responsabilidades", disse Silvers. "Eles sabem que o Rotary pode causar impacto positivo." 
Silvers afirmou que Uri Zeiger, governador do Distrito 2490, e o presidente do clube de Jerusalém, Mark Zober, deram uma grande ajuda para que o clube fosse fundado.
A fundação do clube de Ramallah aconteceu depois de muitas tentativas de rotários da Jordânia, do Distrito 2490, e do Rotary Club de Nazareth, em Israel, para fundarem um clube palestiniano.  
Começando a Dar de Si Antes de Pensar em Si
Os 34 sócios do clube de Ramallah tiveram a sua primeira reunião em 25 de Maio e já iniciaram projectos, como o banco de roupas de inverno. Eles estão a trabalhar com o Distrito 2450 para construir parques e campos de jogos.     
"Temos como lema que o futuro da Palestina está nas mãos das crianças", mencionou o presidente do clube de Ramallah, Nader Dajani, cujo tio presidiu ao clube de Jerusalém em 1944-45.
O Centro de Diplomacia Ambiental ajudará o clube a identificar necessidades na comunidade, afirma Behr.
"Estou confiante de que os nossos clubes de Israel farão parcerias com o de Ramallah e com outros clubes do Médio Oriente, em Subsídios Equivalentes, Intercâmbios Rotários da Amizade e outras iniciativas que nos aproximarão", comentou Zober.
Dajani afirma que o clube de Ramallah patrocinará mais clubes na Palestina no próximo ano.
Por Peter Schmidtke - Notícias do Rotary International - 15 de Junho de 2010

Sem comentários: