Seguidores

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Rotary e a Aproximação de Culturas I

No Ano Internacional para a Aproximação de Culturas, é legítimo sublinhar que o Rotary International, desde 1965, tem entre outros, um programa de aproximação de culturas, que faz do Movimento um precursor destas inquietações sociais e dos seus clubes e sócios obreiros deste desiderato.
O que é o programa Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE)?
O Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE) da Rotary Foundation para jovens de 25 a 40 anos de idade, com pelo menos 2 anos de actividade profissional, possibilita-lhes a oportunidade única em termos culturais e profissionais, oferecendo subsídios para a viagem das equipas que visitam dois Distritos emparceirados, de diferentes países.
Durante o período de quatro a seis semanas, os integrantes das equipas estudam as instituições e o modo de vida do país anfitrião, observam como as suas profissões são exercidas nesses países e culturas, estabelecem amizades e trocam ideias. Os membros das equipas, que provêm de corporações, pequenas empresas, organizações comunitárias, instituições médicas e educacionais, órgãos governamentais e agências sem fins lucrativos, usufruem de cinco dias de visitas profissionais, da realização de 15 a 20 apresentações em Rotary Clubs, comparecendo a cerca de 10 a 15 eventos sociais, participação em Conferências Distritais, actividades culturais e excursões e de três a quatro horas livres por dia com a família anfitriã.
Todos os membros da equipa, em cada cidade que visitam, ficam hospedados em famílias de rotários, que lhes fornecem as refeições, as acomodações e as viagens no Distrito, de forma a apreenderem e interiorizar outras formas de vida, hábitos, tradições e culturas. Cada participante é responsável pelas suas despesas pessoais, e imprevistas, incorridas antes, durante e após a viagem de estudos, inclusive viagens pessoais a ser realizadas após o intercâmbio.
O que é oferecido?
• Dias de observação profissional
— Oferecem aos participantes a oportuni­dade de verificar como as suas ocupações são exercidas noutros países.
— Beneficiam as suas carreiras a longo prazo, através da participação em programas de estudos, debates e troca de ideias nas suas áreas específicas de actuação.
• Experiências culturais
— Permitem que os participantes, através de um programa estruturado, conheçam o povo, a cultura, o idioma, e as instituições de outros países.
— Promovem a apreciação da diversidade cultural em todo o mundo.
• Oportunidades para companheirismo
— Provêem a oportunidade de convivência entre os membros das equipas e dos seus an­fitriões, num ambiente de amizade e boa vontade.
— Permitem a consciencialização recíproca sobre problemas, aspirações e inquieta­ções comunitárias, regionais, nacionais e internacionais.
— Fomentam amizades duradouras e uma maior compreensão internacional.
• Participação de rotários
— O IGE oferece aos rotários a opor­tunidade de prestar serviços interna­cionalmente e proporcionar a jovens profissionais, em início de carreira, uma perspectiva de como as suas ocupações são exercidas noutros países e culturas.
Testemunhos
“O intercâmbio fez com que me desprendesse da segurança da minha rotina diária e travasse amizades duradouras. Tive a oportunidade de me conhecer mais, de analisar os meus valores e determinar o que é realmente importante para mim.”
“No país anfitrião, pude estudar sistemas médicos, aprender sobre seguro médico e assistir à execução de cirurgias oftalmológicas. Sinto-me capacitado para implementar técnicas novas no meu consultório e aperfeiçoar os serviços prestados.”
“Estou mais disposto a enfrentar desafios, inclusive fazer apresentações em público, e mais seguro quanto às minhas competências.”

Sem comentários: