O Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcisio Bertone criticou o resultado das cúpulas nos últimos dias por alguns dos líderes mais importantes do mundo, no Canadá.
"O G8 não deu os frutos esperados. Agora confiamos que o G20 possa fazer qualquer coisa a mais" – declarou o Cardeal, falando sobre a crise económica durante a homilia celebrada na localidade de Chiavari, na província italiana de Génova.
O Secretário de Estado apontou as dificuldades, "especialmente dos mais vulneráveis", e citou os problemas dos jovens, "que não têm salários justos" e das pessoas que perdem o trabalho e não conseguem achar outro.
Ele acrescentou que, diante de uma situação de crise, cada cristão deveria sentir-se chamado a edificar a sociedade sobre os valores evangélicos, capazes de ajudar quem se encontra numa situação de necessidade, assim como demonstrar solidariedade com quem se encontra na indigência.
A propósito, o Cardeal destacou o trabalho que está a ser feito pela Igreja para ajudar os mais vulneráveis, em resposta à crise, citando em especial a sua actividade educativa, de assistência e de promoção humana.
Neste fim-de-semana, realizou-se no Canadá a Cúpula do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo e dos principais emergentes), evento que se seguiu à Cúpula do G8 (grupo dos países mais industrializados do mundo e a Rússia).
O resultado de ambos os encontros foi considerado fraco pelos media e por organizações não-governamentais - ONGs.
Notícia daqui
Sem comentários:
Enviar um comentário