Seguidores

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Rotary debate em Mogadouro a “Interioridade”

“Quando os desafios são oportunidades”
O Rotary vai debater a Interioridade através de um Fórum a realizar no dia 19 de Junho, em Mogadouro. Portugal apresenta grandes diferenças de dimensão geográfica e de desigualdade na competitividade entre o litoral e o interior. Com uma dimensão territorial maior, o interior tem uma baixa capacidade de competitividade. A maior parte da actividade económica está no litoral, onde se concentram importantes questões relacionadas com a inovação, serviços, mercado de trabalho, diversidade e atractividade.
A desertificação é hoje um dos principais problemas do interior, com a verificação de um fluxo migratório para o litoral e para o estrangeiro, à procura de mais emprego e melhores condições de vida. Potencialidades subaproveitadas, desemprego, fraco desenvolvimento e muita pobreza caracterizam assim o interior. Por outro lado, os centros urbanos no litoral estão cada vez mais congestionados.

Definir as vantagens competitivas do interior pode ser um caminho para o equilíbrio. Muito se tem falado sobre a necessidade da definição de estratégias para fazer com que as cidades do interior sejam mais competitivas. Para colmatar as assimetrias e fazer face ao fluxo migratório do interior para o litoral, é necessário uma política de ordenamento do território eficaz, uma aposta nas condições de mobilidade, nas redes de transportes e de comunicações rápidas e eficazes, criação de instituições de formação e investigação, criação de condições para a fixação de empresas de serviços qualificados, e um ambiente cultural e social de qualidade incluindo instalações culturais, desportivas, de recreio e animação.
No Fórum a realizar em Mogadouro, os vários intervenientes convidados vão debater estas e outras questões, tendo sempre como objectivo transformar os desafios em oportunidades.

Sem comentários: