Seguidores

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Solidariedade e o que significa ser solidário?

Ser solidário é desenvolver uma consciência pessoal de que a dignidade da pessoa pode não ser plena se obscurecida, travada, por carências de natureza material (acesso a recursos ou à forma de os obter), intelectual (falta de possibilidade de usufruir de recursos educativos) e social (por se encontrarem em situação de exclusão relativamente aos recursos da sociedade) em que parte da população mundial vive. 
Sentimento geral de identificação com interesses e responsabilidades perante o outro, sendo ele um grupo social, uma nação ou a humanidade inteira. Tendo cada vez mais consciência das desigualdades e da exclusão que nos rodeiam, desde o mais próximo ao mais distante, vários países, entidades e particulares são levados a intervir com o objectivo de minorar as assimetrias verificadas no que concerne ao desenvolvimento. A acção destes intervenientes tem, geralmente, por base a solidariedade e vontade de contribuir para a melhoria do mundo em que vivemos.
Agir solidariamente refere-se a uma relação com o outro, em que se procura o seu bem, de forma justa e em igualdade de capacidades, com reconhecimento da importância de cada acção como resposta a necessidades comuns. Esta acção individual deve orientar-se sem criar dependências e procurando o desenvolvimento dos destinatários e sua responsabilização na resolução dos seus problemas.
Imagem daqui

Sem comentários: