Seguidores

domingo, 20 de junho de 2010

20 de Junho - Dia Mundial dos Refugiados



O Dia Mundial do Refugiado deste ano tem como tema “Casa”, em reconhecimento ao sofrimento de mais de 40 milhões de pessoas que foram forçadas a deslocar-se em todo o mundo. Entre elas estão cerca de 10 milhões de refugiados sob os cuidados do ACNUR.
No ACNUR, ajudam as pessoas a encontrarem um novo lar e novos futuros através do realojamento, da repatriação voluntária e da integração local. Na maioria das vezes, e quando é possível, os refugiados preferem retornar aos seus países de origem. Entretanto, em muitos países com os conflitos a continuar, ou intensificando-se, é cada vez mais difícil encontrar um novo lar para essas pessoas e permitir que elas recomecem as suas vidas.
Para o Dia Mundial do Refugiado deste ano, o ACNUR está a organizar eventos em todo o mundo para destacar a situação dos refugiados que estão sob os seus cuidados e advogar em favor dos seus interesses e necessidades. Pede-se a si, que pense sobre o que significaria ser um desses milhões de seres humanos. E pede-se que contribua da forma que for possível para os ajudar a reconstruir as suas vidas.
O Dia Mundial do Refugiado é celebrado no dia 20 de Junho, conforme resolução da Assembleia-Geral da ONU, que criou a data em expressão de solidariedade à África, continente que abriga o maior número de refugiados e que, tradicionalmente, já celebrava o Dia Africano do Refugiado nesta mesma ocasião.
Foto e texto daqui

Sem comentários: