Seguidores

sábado, 19 de junho de 2010

Combate(?) à Desertificação

Em mensagem no Dia Mundial de Combate à Desertificação (17 de Junho), o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, lembra que mais de mil milhões de pessoas pobres e vulneráveis vivem em terras secas no mundo.
O Secretário-Geral da ONU ressaltou a necessidade de combate à desertificação no mundo como forma de evitar a fome, a pobreza e tensões sociais.
Disse ainda que os esforços para alcançar as Metas do Milénio nestas regiões enfrentam desafios particulares e podem ficar para trás.
Este ano o objectivo é aumentar a sensibilização sobre como a degradação e a seca que afectam a vida nos solos, em que nos últimos 40 anos, quase 1/3 das terras cultiváveis do mundo se tornaram improdutivas e quase 3/4 das pastagens naturais apresentam sintomas de desertificação.
O Secretário-Geral destacou que, em 2010, Ano Internacional da Biodiversidade, é preciso lembrar que 30% por cento das culturas cultivadas e consumidas no mundo se originam nas zonas áridas.
Afirmou ainda, que o compromisso de proteger e restaurar as terras secas significa avançar em muitas frentes, como o reforço da segurança alimentar, a discussão sobre as alterações climáticas e o alcance das Metas do Milénio.
Foto e texto completo aqui
Nota – Será que as pessoas estão incluídas no conceito de Biodiversidade?

Sem comentários: