Seguidores

sábado, 19 de junho de 2010

Fundação de um novo clube ajuda comunidades

Joseph Wirba, do Rotary Club de Kumbo, Camarões, e Brian Fulp, Presidente do Rotary Club de Honesdale, EUA, entregam os kits para tratamento de tuberculose doados por um hospital americano.
Kumbo, Camarões, e Honesdale, EUA, são cidades a milhares de quilómetros de distância uma da outra, que foram unidas por uma parceria do Rotary.
O relacionamento começou em 2008, quando Brian Fulp, Presidente Eleito do Rotary Club de Honesdale, viajou para Kumbo por motivos profissionais. Ao chegar, logo percebeu o grande interesse pelos serviços do Rotary.
Um juiz da Suprema Corte, Roland Mbenkum, tornou-se seu amigo e mais tarde Presidente Fundador do Rotary Club de Kumbo, fundado em Janeiro. O clube padrinho foi o Rotary Club de Honesdale, que tinha participado de um projecto para prover equipamentos para um hospital local. “Um dos médicos disse-me que estava cansado de ter que operar segurando uma lanterna na boca”, lembra Fulp. “Com apenas US$250 compramos um gerador para suprir a energia eléctrica que precisavam.”
O médico Joseph Wirba foi um dos sócios fundadores do clube, que hoje tem 20 sócios.
Para ajudar o clube a organizar-se, Fulp consultou o site do RI, onde encontrou tudo que precisava.
Os demais rotários de Honesdale também se envolveram na empreitada organizando uma campanha de captação de recursos para ajudar a construir uma biblioteca em Kumbo e, com a ajuda do hospital Wayne Memorial dos EUA, auxiliar na contenção de uma epidemia de tuberculose.
Fulp recomenda que antes de se fundar um clube, se deve compreender primeiro as necessidades dessa comunidade para saber exactamente como ajudar.

Sem comentários: