Seguidores

sábado, 26 de junho de 2010

Rotary e-Clubs, saiba mais

Quase um século depois de Paul Harris ter fundado o primeiro Rotary Club, um grupo de rotários de Colorado, Estados Unidos, fez história ao formar o primeiro Rotary Club nunca antes imaginado por seu fundador. Em 4 de Janeiro de 2002, o Rotary International admitiu oficialmente o primeiro Rotary Club baseado na Internet, o Rotary e-Club One do Distrito 5450. O Presidente Eleito do Rotary International, Bichai Rattakul, reconheceu o histórico e-club num evento no dia 18 de Janeiro de 2002, em Denver, Colorado, com a presença de mais de 600 rotários e em que muitos dos membros do e-club se conheceram pessoalmente pela primeira vez.
O primeiro Rotary Club virtual, cujo tema é “Dar de Si Antes de Pensar em Si na Internet”, é em muitos aspectos como um Rotary Club, contudo, apesar de não terem um horário e um local de reunião, o clube encontra-se na Internet, 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A ideia do e-club surgiu da necessidade de muitas pessoas que, por uma variedade de legítimas razões, não podem participar regularmente das reuniões dos Rotary Clubs, que se reúne semanalmente num espaço físico. Conforme diz o primeiro Presidente do e-club, John Minter, "A candidatura a sócio está aberta a indivíduos que não podem participar nas reuniões tradicionais, em função de viagens, ou em função de restrições do trabalho, ou porque residem a uma distância superior a 40 quilómetros de um Rotary Club tradicional, ou cuja mobilidade pessoal seja limitada".
Da mesma forma que nos clubes rotários tradicionais, nos e-clubs também é permitida a recuperação de faltas. Considera-se o site dos e-clubs como sendo o local da reunião dos seus sócios. Assim, com pequenas variações, os procedimentos para recuperação, normalmente, passam pela solicitação de o visitante ler algum texto (artigos, notícias, projectos, etc.) e escrever algum comentário sobre o mesmo. Feito isto, basta preencher um pequeno formulário e imprimir a recuperação.
Os e-clubes são sites recheados de informação rotária.
Veja uma lista destes e-clubs do Rotary e aproveite para fazer recuperação de faltas.
e-Clubs de Distritos
e-Clubs de Zonas Rotárias
Rotary eClub of Latin America (Zona 21 - 4200)
Rotary eClub of London Centenary - Londres (Zona 18 - 1120)
Rotary eClub of Norway - Zona 16
Rotary eClub of Southwest - Arizona (Zona 25 - 5510)
Rotary eClub of Tampa Bay - Flórida, Georgia, e Caribe (Zona 34)
Rotary eClub of Taiwan - Taiwan - Taiwan (Zona 4 - 3500)
Rotary eClub of Verkko Rotary - Finlândia (Zona 15  - 1420)
Rotary eClub of Zente-Hellenas - Grécia (Zona 10 - 2470)
Informação daqui

Sem comentários: