Seguidores

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Um(a) exemplo/homenagem aos professores voluntários das Universidades Seniores

Jovens professores gostam de ensinar nas Universidades Seniores 
Os aplausos mais ruidosos da sessão de encerramento de mais um ano lectivo da Universidade Sénior de Vila Franca de Xira foram para dois jovens, Vânia e Pedro, ambos com 22 anos de idade, os professores de pessoas que têm a idade dos seus pais ou até avós, gostam do voluntariado e dizem que “os idosos gostam mais de aprender que alguns jovens”.
Chegaram à Universidade Sénior do concelho de Vila Franca de Xira por iniciativa própria. Dizem com humildade que a única coisa que os moveu para abdicarem dos seus tempos livres para ensinar idosos foi a vontade de ajudar o próximo.
“Achei que podia fazer um pouquinho mais pelos outros e dar um pouco de mim a quem precisa e foi por isso que vim. Os meus avós também andam na Universidade Sénior e disseram-me que faziam falta mais professores. Apareci e aceitaram-me”, explica Vânia Moura a “O MIRANTE”. Durante este ano ensinou Inglês e Castelhano. “Estou muito satisfeita com a forma como as aulas correram, eles são muito simpáticos. Está a ser uma experiência muito interessante e vou ficar mais um ano”, confessa.
Durante a sessão, entre os aplausos, Pedro Carvalho levantou o seu diploma de professor. “Cheguei à universidade por intermédio da Vânia, que já cá trabalhava em regime de voluntariado. Não acho que seja mais difícil ensinar pessoas mais velhas. Acaba por ser mais desafiante ensinar idosos do que pessoas da nossa idade. Os jovens têm muito por onde se distrair, a maioria tem menos motivação para aprender que estas pessoas, que vêm para aqui de livre e espontânea vontade para estudar e conhecer coisas novas”, defende o professor de Economia.
A universidade vive também da colaboração de 40 professores.
Foto e notícia completa aqui
Nota - Não sabemos se são rotários, mas que podiam ser, podiam…

Sem comentários: