Seguidores

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ban anuncia “equipa de Super-Heróis” na luta contra a pobreza

Nova Iorque (Rádio ONU) - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, anunciou a criação de um grupo de sensibilização para as Metas do Milénio, que será comandada pelo Presidente de Ruanda, Paul Kagame e pelo Primeiro Ministro espanhol, Jose Luis Zapatero.
Também participam na equipa personalidades como a ex-Presidente do Chile Michelle Bachelet, a moçambicana Graça Machel, mulher de Nelson Mandela e dois ganhadores do Prémio Nobel da Paz - Muhammad Yunus, do Bangladesh e a ambientalista queniana Wangari Maathai.
Super-heróis
Durante o lançamento do relatório anual sobre as Metas do Milénio, Ban disse tratar-se de uma “equipa de super-heróis” para combater a pobreza e destacou que, conta com estas pessoas para ajudar na sensibilização e no cumprimento dos objectivos mundiais.
O Secretário-Geral ressaltou também a importância de se realizarem acções globais, antes da reunião das altas cúpulas da ONU, em Setembro, já que é fundamental, segundo ele, que o encontro termine com planos concretos para se alcançar as metas.
De acordo com o último relatório de avaliação, o progresso tem sido desigual: ao mesmo tempo em que a pobreza extrema diminui rapidamente, questões como o saneamento e a saúde materna estão muito atrasadas.
Além disso, ainda existem grandes lacunas entre ricos e pobres, homens e mulheres, e entre os habitantes dos centros urbanos e das comunidades rurais.
Notícia daqui
Composição fotográfica de Miguel Loureiro
Nota – Em vez de “ainda existem grandes lacunas”, não seria mais rigoroso dizer-se, “ cada vez mais, existem maiores lacunas”…

Sem comentários: